brasao5.jpg (3510 bytes)

(PÁGINA PRINCIPAL)

 

INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS

 

Breve histórico do Amazonas Moto Clube

O AMAZONAS MOTO CLUBE - SP, foi fundado em 1978, portanto um dos mais antigos moto clubes do Brasil. 

Teve diversos integrantes que hoje são diretores e até presidentes de outros moto clubes. Para ingressar no Amazonas Moto Clube o proponente deverá  procurar um associado ou diretor a fim de ser  indicado e apresentado  aos demais,  em reunião mensal. Após o  conhecimento das normas estatutárias e preenchimento de sua ficha cadastral o(a) proponente ficará em observação por todos os companheiros a fim de que seja avaliado se o novo integrante faz parte do nosso meio. Estradas, confraternizações e turismo fazem parte do nosso lazer, sem medo de distâncias, do sol ou da chuva. 

A alegria e a emoção em rever os companheiros e amigos diversos que, independente do brasão que carrega às costas demonstra o alto grau de companheirismo de dezenas de  anos queimando o nariz pelas estradas a fora do Brasil. Esse prazer aumenta na medida que se chega ao longínquo encontro motociclístico e reconhecemos o amigo e irmão estradeiro que vem nos recepcionar de braços abertos. Só quem é desse meio é que conhece esse sabor. 

 Diversas marcas de motos integram o nosso moto clube; desde as Amazonas até Honda Gold Wing, Kahena, Kawasaki, Harley Davindson, Suzuki e outras mais. Motos com Side-Car e Triciclos  também fazem parte dessa integração, diga-se de passagem, todas estradeiras de média e  alta cilindrada.

 Peças e Oficinas Especializadas

O Amazonas Moto Clube dispõe para o associado, de peças críticas bem como de endereços de profissionais que confeccionam componentes de maior desgaste mecânico, e ainda, todos os itens que podem ser melhorados tecnicamente em sua moto Amazonas.

 quadro fabricado artesanalmente

 

   

Acessórios
Peças que compõem a carenagem confeccionadas em fibra de poliéster bem como outras utilizadas na linha automotiva, modificações aerodinâmicas, pinturas artísticas e personalizadas estão a disposição do associado.
dispomos de moldes próprios para fabricação

 

 
 
Características técnicas
 

Foi a maior e mais pesada motocicleta do mundo a ser produzida em série. Fabricada no Estado de São Paulo, no bairro da Vila Esperança, tendo terminado sua produção por volta de 1987. Idealizada por um companheiro motociclista em 1976, teve sua patente registrada e início de produção em série no ano de 1977. Tratava-se da fábrica "AME- AMAZONAS MOTOCICLETAS ESPECIAIS". Utilizando motor Volkswagen, inicialmente com 1600 cilindradas e câmbio do automóvel "Brasília", modificado após para câmbio e motor do automóvel "Gol" que dispunha de uma melhor relação de marchas, bem como o já conhecido diferencial do "SP2" relação 8x31. Característica importante que deve ser observada é o fato do pinhão ser maior que a coroa o que proporciona uma multiplicação da rotação final do diferencial transmitido para a roda, fazendo com que a motocicleta atinja velocidades superiores aos automóveis citados. De acordo com o modelo fabricado, a moto tem o peso variável de 370 a 512 kg, largura de 1,12m e comprimento variável de até 2,55m. Capacidade de tanque obedecendo a critérios do modelo, variando de 26 a 40 litros.

Os componentes mecânicos, na sua grande maioria, são super dimensionados, grande parte  são da linha automotiva, de fabricação e marcas diversas. Quando a fábrica encerrou suas atividades, em 1987, os proprietários de moto Amazonas tiveram que utilizar-se dos mais variados conhecimentos e recursos  técnicos a fim de melhorar as características e a performance da motocicleta. Diversas melhorias foram introduzidas fazendo com que a moto se tornasse uma das estradeiras mais confiáveis e de baixíssima manutenção. Já temos motos Amazonas rodando com motor 1.6 , Injeção eletrônica, painel eletrônico, reduzido consumo por quilômetro rodado, tendo sua autonomia aumentada para  acima de seiscentos quilômetros por tanque de 36 litros. Tais motocicletas foram constantemente modificadas desde que saíram da fábrica, hoje, nem seus idealizadores e  fabricantes reconheceriam as melhorias introduzidas desde sua criação.

 

( PÁGINA PRINCIPAL)

Informações de copyright. (by Carlão)
Última revisão: Jan,06/2012
.